Encontro na Japan House São Paulo com lideranças do terceiro setor, empresas e representantes do poder público discute impacto, políticas públicas e o futuro das leis de incentivo no Brasil
A Fonseca Projetos realizou, no dia 5 de novembro, o Fórum Fonseca Projetos, reunindo organizações sociais, representantes do poder público e empresas para discutir o papel da sociedade civil no desenvolvimento social do país. O encontro, que aconteceu na Japan House São Paulo, na Avenida Paulista, com mais de 100 convidados, onde destacou iniciativas apoiadas por leis de incentivo e trouxe reflexões sobre governança, impacto social e a importância dos setores privados fortalecerem políticas públicas.
“Nosso trabalho é sobre fortalecer organizações, preservar o propósito de cada iniciativa e atuar para que o marco legal, que sustenta esse ecossistema, continue existindo”, afirmou Gerson Fonseca, idealizador e gestor executivo da Fonseca Projetos. “Projetos incentivados precisam ser estratégicos e, ao mesmo tempo, fiéis ao valor das organizações sociais. Esse compromisso é o que mantém o impacto real e duradouro”, completou.

Créditos: Fotos – Gustavo Dant
A Fonseca Projetos trabalha na idealização, gestão e execução de projetos incentivados por meio de leis e editais. O evento, organizado pelo segundo ano consecutivo, reforça a atuação da empresa como um agente ativo no debate sobre políticas públicas e na promoção de mudanças estruturais.
Os painéis que fizeram parte do evento
Durante a tarde do dia 5, os debates exploraram a transformação social a partir de projetos incentivados, a inteligência de dados como forma de qualificar e escalar resultados e a relação entre sociedade civil, empresas e governo.
Durante as falas, os convidados reforçaram a importância desse modelo colaborativo. “O poder público é muito ocioso da capacidade que tem. Para aceitar propostas da sociedade civil, ele precisa acreditar nas ideias e nas pessoas”, destacou Regina Cabral, do Instituto Formação.
Já para Fábio Muller, do CIEDS, fortalecer esse diálogo é essencial para acelerar resultados. “A vitalidade democrática depende da corresponsabilização da coisa pública, ela é o caminho para avançar com mais velocidade na promoção de impacto social”, afirma Muller. O encontro teve ainda uma apresentação cultural com a artista Jessica Campos, do Projeto Vida Corrida, que reforçou o papel transformador do acesso à cultura e ao esporte.
Carolinne Carvalho, diretora do Ministério do Esporte, esteve presente no evento e destacou a importância da preservação da Lei de Incentivo para o ecossistema esportivo brasileiro. “Essa é uma política que democratiza o acesso ao esporte, forma atletas e fortalece iniciativas de base. Trabalhamos intensamente pela sua permanência e pela ampliação de seu impacto, especialmente nas regiões que mais precisam”, afirma.
Sobre o Fonseca Projetos
O Fonseca Projetos nasceu com o propósito de transformar realidades por meio da cultura, do esporte e da educação. A iniciativa fortalece comunidades e impulsiona o desenvolvimento sustentável em diferentes regiões do país. O trabalho acontece a partir da idealização, gestão e execução de projetos incentivados com impacto social, atuando na intersecção entre o setor privado, terceiro setor e o poder público.
























